º DIRETORIA DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÕES

 

1 ASSESSORIA TÉCNICA

 

1.1 Acompanhamento, manutenção e atualização de infobases

 

1.1.1 Atualização mensal da infobase informatizada de acórdãos das Turmas de Recursos, com a disponibilização de 2.004 acórdãos em seu inteiro teor;

 

1.1.2 Validação diária da base de resoluções administrativas com disponibilização na intranet de 115 resoluções relativas ao ano de 2011.

 

Mês

Quantidade

 

Resoluções

Acórdãos

Abril

11 (1 CM; 2 DOF; 4 GP; 4 TJ)

112 (5ª Turma – 39; 2ª Turma – 48; Lages - 25)

Maio

23 (vinte e três)

(2 DOF; 3 GP; 18 TJ)

312 (Lages - 43; 2ª Turma - 33; 7ª Turma - 190; 5ª Turma - 26)

Junho

14 (quatorze)

4 (DOF)

6 (GP)

3 (TJ)

1 (RC)

266

7ª Turma – 67 Acórdãos

5ª Turma - 128 Acórdãos

2ª Turma – 33 Acórdãos

Lages – 38 Acórdãos

Julho

11 (onze)

1 (RC)

5 (TJ)

4 (GP)

1 (DOF)

354
3ª Turma – 18 Acórdãos

7ª Turma – 40 Acórdãos

2ª Turma – 65 Acórdãos

5ª Turma – 88 Acórdãos

Lages – 143 Acórdãos

Agosto

8 (Oito)

2 (TJ)

2 (GP)

3 (DOF)

1 (CM)

236

3ª Turma – 18 Acórdãos

7ª Turma – 68 Acórdãos

2ª Turma – 65 Acórdãos

5ª Turma – 85 Acórdãos

Setembro

 

19 (dezenove)

7 (TJ)

3 (DOF)

7 (CM)

2 (GP)

286

Lages – 101 Acórdãos

Outubro

8 (oito)

4 (TJ)

2 (GP)

2 (DOF)

224

Lages – 24 Acórdãos

3ª Turma – 11 Acórdãos

7ª Turma – 125 Acórdãos

2ª Turma – 17 Acórdãos

5ª Turma – 58 Acórdãos

Novembro

13 (treze)

4 (DOF)

1 (GP)

8 (TJ)

214

Lages – 105 Acórdãos

3ª Turma – 55 Acórdãos

2ª Turma – 7 Acórdãos

5ª Turma – 47 Acórdãos

Total

115 Resoluções

2004 Acórdãos

 

 

 

2 DIVISÃO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO

 

2.1 CENTROS DE ATENDIMENTO E INFORMAÇÕES

 

2.1.1 TRABALHO DESENVOLVIDO NO CENTRO DE ATENDIMENTO E INFORMAÇÕES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

 

Instalado em 05 de maio de 2002, com o objetivo de proporcionar aos seus usuários internos e externos um atendimento personalizado; recepcionar e orientar o público em geral, prestando informações e/ou encaminhando-o aos setores competentes ou a outras instituições; prestar informações relativas à estrutura organizacional e ao quadro funcional do Tribunal de Justiça, informações processuais de 1º e 2º Graus; fornecer o horário das sessões das Câmaras, a pauta de Sessões e as cópias de acórdãos; realizar a venda de CDs e revistas da Jurisprudência Catarinense, do livro "Leis Complementares, Leis Ordinárias e Atos Regimentais do TJSC" e do Estatuto dos Servidores Públicos; e responder as consultas via e-mail do tjcenai@tj.sc.gov.br e do tjmail@tj.sc.gov.br.

 

Usuários: advogados, estudantes e o público em geral.

 

Estatística Atendimento

Pessoas atendidas – 11.287

Informações prestadas – 16.268

Atendimentos telefônicos – 18.098

Atendimentos por e-mail – 4.320

 

2.1.2 Trabalho desenvolvido nos Centros de Atendimento e Informações instalados nas Comarcas

 

Acompanhamento e instalação de Centrais de Atendimento e Informações nas comarcas de: Abelardo Luz, Araranguá, Ascurra Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Camboriú, Campos Novos, Canoinhas, Capinzal, Catanduvas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Fraiburgo, Guaramirim, Ituporanga, Içara, Imbituba, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Maravilha, Navegantes, Piçarras, Pinhalzinho, Rio do Campo, Rio do Sul, Santa Cecília, São Francisco do Sul, Taió, Tubarão, Urussanga, Videira e Xanxerê.

 

2.1.2.1. Estatística Atendimento

 

COMARCA

PESSOAS ATENDIDAS

INFORMAÇÕES PRESTADAS

CERTIDÕES

Araranguá

18.242

17.742

1.912

Balneário Camboriú

11.559

29.654

 

Blumenau

12.124

13.268

 

Brusque

23.507

44.248

 

Campos Novos

21.529

21.335

 

Capital

43.575

43.680

 

Chapecó

43.573

47.555

 

Concórdia

30.581

30.907

 

Curitibanos

19.278

19.315

 

Itajaí

156.575

175.303

 

Jaraguá do Sul

24.686

24.686

14.182

Joaçaba

794

15.835

 

Lages

9.129

14.725

4.644

Laguna

11.273

18.082

 

Palhoça

20.063

20.232

 

São Bento do Sul

20.410

20.135

 

São José

36.269

51.674

 

Tubarão

12.481

21.812

 

Xanxerê

22.985

26.558

 

 

 

2.2 Central de Cadastramento do Tribunal de Justiça

 

Na portaria do Tribunal de Justiça circulam mensalmente 56.000 pessoas, entre elas 3.000 advogados, 1.300 estudantes e 11.500 visitantes. Os usuários vêm em busca de informações, serviços ou se dirigem aos setores e gabinetes.

 

O software de controle de acesso DMP-ACCES, foi atualizado visando um controle efetivo que integra comunicação, cadastramento e ponto, num banco de dados único, com resposta em tempo real.

 

Foram confeccionados 2.331 crachás funcionais para os servidores, assessores, estagiários e terceirizados do Poder Judiciário catarinense e 190 crachás permanentes para advogados.

 

2.3 Protocolo Administrativo

 

2.3.1. Estatística Processual

·      Autuados 45.424 processos administrativos; 1.779 precatórios e 3.427 petições de precatórios.

·      250 consultas de processos administrativos e precatórios

·      Aproximadamente 563 anexação, juntada, apensamento e desapensamento de processos

 

2.4. Protocolo Judicial Expresso do Tribunal de Justiça

 

O Protocolo Judicial Expresso – PJEx foi instituído pela Resolução Conjunta nº 2/2005-GP/CGJ, com o objetivo de prestar atendimento aos advogados com maior comodidade e dinamicidade. Este serviço destina-se ao recebimento, ao protocolo de petições e à devolução de processos em carga, destinados ao Fórum Central da Comarca de Capital, ao Fórum Desembargador Eduardo Luz e ao Tribunal de Justiça, sem que o advogado tenha que sair de seu veículo. A utilização do PJEx é facultativa e complementa os serviços de distribuição do Fórum da Capital e da Secretaria de Informações da Diretoria de Cadastro e Distribuição Processual.

 

2.4.1. Estatística de Recebimentos

 

Foram recebidos e distribuídos 32.056 processos de 1º grau; 55.704 petições de 1º grau; 31.388 processos de 2º grau e 50.215 petições de 2º grau.

 

2.5. Protocolo Judicial Expresso de Blumenau

 

O Protocolo Judicial Expresso – PJEx foi criado em 2008, com o objetivo de prestar atendimento aos advogados. Este serviço destina-se ao recebimento e ao protocolo de petições intermediárias destinadas ao Fórum da Comarca de Blumenau. Atua também como Protocolo Unificado. A utilização do Protocolo Expresso é facultativa complementando os serviços de distribuição do Fórum.

 

2.5.1. Estatística de Recebimentos

 

·      Foram recebidos e encaminhados 25.806 petições intermediárias, 954 petições do Protocolo Unificado e 5.583 petições dependentes.

·      Foram encaminhamentos 10.220 Protocolos Unificados recebidos na Distribuição do Fórum Central.

 

 

3 DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO

 

3.1 Seção de Revisão

 

Neste ano, os trabalhos realizados pela Seção de Revisão(1) foram, principalmente, a correção de acórdãos, a correção de documentos administrativos e a correção da revista Jurisprudência Catarinense.

 

(1) Entre os dias 8-12-2010 e 28-11-2011.

 

Quanto aos acórdãos, foram revisados 7.460 documentos, conforme quadro abaixo:

 

ACÓRDÃOS REVISADOS

Des. Fernando Carioni

989

Des. Altamiro de Oliveira

712

Des. Vanderlei Romer

1.203

Des. Rui Fortes

357

Des. Cesar Abreu

74

Des. Luiz Carlos Freyesleben

468

Des. Jaime Vicari

903

Des. Jorge S. Martins

107

Des. Jairo Fernandes

885

Des. Carlos Prudêncio

71

Des. Júlio César Knoll

637

Des. Rodrigo da Cunha

12

Des. Newton Trisotto

14

Des. João Henrique Blasi

1

Desa. Janice Goulart Ubialli

141

Des. Volpato de Souza

1

Des. Volnei Tomazini

41

Des. Roberto Lucas Pacheco

9

Des. Joel Figueira

835

Total de acórdãos revisados

7.460

 

 

Foram revisados 126 documentos administrativos, dentre os quais: resoluções, instruções normativas, projetos, apostilas, matérias publicadas no site do PJSC, relatórios, agenda, calendário, certificados e ofícios, além de um livro (“O Serviço Social no Poder Judiciário de SC”).

 

Os textos das doutrinas/artigos que formam a revista Jurisprudência Catarinense número 120 foram todos revisados e formatados de acordo com as normas da ABNT (NBR 6022, NBR 6023, NBR 6024 e NBR 10520).

 

A Seção de Revisão também fez a distribuição das revistas Jurisprudência Catarinense número 118, 119 e 120, assim como distribuiu a terceira edição do Guia Prático de Redação TJSC aos setores e comarcas do Poder Judiciário catarinense.

 

3.2 Seção de Padronização e Conferência de Acórdãos

 

Os servidores da Seção conferiram 85.413 acórdãos(1). Desse número, 8.809 foram remetidos pela Seção aos gabinetes de desembargador para retificação do texto, como, por exemplo, a data da assinatura do acórdão ou a da sessão de julgamento, o nome das partes e o dos desembargadores que participaram do julgamento, a decisão, a ortografia da ementa, dentre outras, e 2.283 processos foram remetidos para a Secretaria de Câmaras da Diretoria Judiciária, para retificação de certidão de julgamento, reautuação e juntada de petições.

 

(1) Entre os dias 3-12-2010 e 25-11-2011.

 

Afora os números citados acima, a Seção realizou trabalho de orientação dos gabinetes de desembargador para a confecção de acórdãos em conformidade com a Resolução nº 29/2011 - TJ.

 

Número de acórdãos conferidos

 

 

3.3 Seção de Publicações

 

A Seção de Publicações desenvolveu, em especial, duas atividades: digitalização dos acórdãos do Tribunal de Justiça e confecção do Diário da Justiça Eletrônico.

 

Foram digitalizados 85.759 acórdãos(1), conforme quadro abaixo. Esses acórdãos totalizam 645.017 páginas digitalizadas.

 

Entre os dias 9-12-2010 e 29-11-2011.

 

 

Período

Qtd. de acórdãos digitalizados

Qtd. de páginas digitalizadas

2010/dez

5.829

42.617

2011/jan

937

6.625

2011/fev

5.763

41.528

2011/mar

6.628

53.364

2011/abr

7.115

54.057

2011/maio

7.810

61.186

2011/jun

8.665

65.560

2011/jul

7.931

61.054

2011/ago

8.870

66.496

2011/set

8.459

69.566

2011/out

8.934

70.360

2011/nov

9.774

79.157

TOTAL

85.759

645.017

 

 

Foram disponibilizadas, durante o mesmo período, no site do Poder Judiciário de Santa Catarina, 245 edições do Diário da Justiça Eletrônico. Nessas, foram publicadas 194.944 matérias.

 

Essa Seção também publicou aproximadamente 412 matérias provenientes da Diretoria de Material e Patrimônio do Tribunal de Justiça nos jornais Diário Catarinense e A Notícia. No Diário Oficial do Estado foram publicadas 117 matérias do Poder Judiciário de Santa Catarina.

 

Além disso, a Seção de Publicações diagramou a terceira edição e a versão eletrônica do Guia Prático de Redação do TJSC.

 

Número de matérias publicadas no DJE

 

 

 

4 DIVISÃO DE ARQUIVO E MEMÓRIA DO JUDICIÁRIO

 

4.1 - Seção de Preparo Técnico

 

Documentação administrativa foi recebida, organizada, indexada e arquivada, num total de 1.165 caixas de arquivo oriundas dos diversos órgãos do Tribunal de Justiça, de acordo com a discriminação abaixo:

 

 

CONSELHO DA MAGISTRATURA

 

Série Documental

Nº de Caixas

Mês

Diversos

5

Julho

Diversos

8

Agosto

Processos

11

Setembro

Processos

5

Outubro

Processos

1

Novembro

 

 

DIRETORIA DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÕES

 

Série Documental

Nº de Caixas

Mês

Protocolo Judicial Expresso

3

Janeiro

Protocolo Judicial Expresso

2

Fevereiro

Protocolo Judicial Expresso

7

Março

Protocolo Judicial Expresso

2

Maio

Protocolo Judicial Expresso

2

Junho

 

DIRETORIA DE ORÇAMENTO E FINANÇAS

 

Série Documental

N.º de Caixas

Mês

Balancetes Mensais

37

Janeiro

Empenhos

6

Janeiro

Boletins Financeiros

14

Janeiro

Empenhos

7

Fevereiro

Divisão de Contabilidade

7

Fevereiro

Empenhos

104

Março

Gecof

43

Março

Divisão de Contabilidade

7

Março

Balancetes Mensais

37

Março

Boletins Financeiros – Conta única

14

Março

Empenhos

55

Abril

Tesouraria – Documentos Diversos

27

Abril

Precatórios

67

Abril

Documentos Diversos

2

Maio

Ordens Bancárias

30

Maio

Gecof

18

Maio

Prestações de Contas

24

Maio

Empenhos

7

Junho

Divisão de Contabilidade

7

Junho

Gecof

19

Julho

Ordens Bancárias

48

Julho

Prestações de Contas

56

Julho

Ordens Bancárias

16

Agosto

Precatórios

25

Agosto

Prestações de Contas

36

Setembro

Ordens Bancárias

29

Setembro

Gecof

17

Setembro

Ordens Bancárias

52

Outubro

Gecof

19

Outubro

Prestações de Contas

16

Outubro

Ordens Bancárias

36

Novembro

Gecof

57

Novembro

Gabinete Diretor DOF

11

Novembro

 

DIRETORIA DE SAÚDE

 

Série Documental

Nº de Caixas

Mês

Divisão de Saúde

12

Janeiro

Divisão de Saúde

12

Março

 

DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA

 

Série Documental

Nº de Caixas

Mês

Protocolos de Expedição

55

Fevereiro

Protocolos de Expedição

55

Março

Protocolos de Expedição

55

Junho

 

DIRETORIA DE CADASTRO E DISTRIBUIÇÃO PROCESSUAL

 

Série Documental

Nº de Caixas

Mês

Atas

23

Abril

 

DIRETORIA DE MATERIAL E PATRIMÔNIO

 

Série Documental

Nº de Caixas

Mês

Diversos

5

Julho

Contratos e Convênios

14

Novembro

 

Foram recebidos, conferidos e cadastrados no sistema SAJsg 18.097 processos judiciais de 2º grau transitados em julgado e 27.148 processos judiciais arquivados temporariamente, conforme quadro abaixo:

 

MÊS

PROCESSOS JUDICIAIS TRANSITADOS EM JULGADO

PROCESSOS JUDICIAIS – ARQUIVO TEMPORÁRIO

JANEIRO

1.583

1.757

FEVEREIRO

1.878

3.347

MARÇO

1.543

4.096

ABRIL

1.230

2.484

MAIO

1.602

2.674

JUNHO

1.930

3.894

JULHO

1.692

2.094

AGOSTO

1.827

2.292

SETEMBRO

1.632

1.694

OUTUBRO

1.713

1.474

NOVEMBRO

1.467

1.342

TOTAL

18.097

27.148

 

Foram recebidos, conferidos e cadastrados no sistema PPTC 28.522 processos administrativos, conforme quadro abaixo:

 

 

MÊS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

LOTES RECEBIDOS

JANEIRO

2.082

142

FEVEREIRO

1.564

183

MARÇO

2.516

219

ABRIL

1.912

128

MAIO

5.479

297

JUNHO

1.857

244

JULHO

3.598

239

AGOSTO

2.843

214

SETEMBRO

2.702

212

OUTUBRO

1.574

166

NOVEMBRO

2.395

176

TOTAL

28.522

2.220

 

Foram recebidos, conferidos e cadastrados no sistema SAJarq 879.535 processos judiciais de 1º grau, conforme quadro abaixo:

 

MÊS

PROCESOS MIGRADOS

PROCESSOS CRIADOS

PROCESSOS MIGRADOS + CRIADOS

JAN

34.153

13.508

47.661

FEV

51.020

24.605

75.625

MAR

58.087

26.209

84.296

ABR

56.056

17.766

73.822

MAIO

93.225

23.404

116.629

JUN

77.715

17.578

95.293

JUL

66.460

17.593

84.053

AGO

74.023

22.036

96.059

SET

71.011

22.142

93.153

OUT

51.280

14.625

65.905

NOV

39.656

7.383

47.039

TOTAL

672.686

206.849

879.535

 

Foram transferidas 46.875 caixas de arquivo para o novo prédio do Arquivo Central, o equivalente a 1.406.160 processos judiciais (considerando-se a média de 30 processos/caixa).

 

MÊS

QUANTIDADE DE CAIXAS

JANEIRO

4.155

FEVEREIRO

6.215

MARÇO

8.192

ABRIL

6.860

MAIO

7.615

JUNHO

1.927

JULHO

1.733

AGOSTO

849

SETEMBRO

1.538

OUTUBRO

5.182

NOVEMBRO

2.609

TOTAL

46.875

 

4.2 SEÇÃO DE CONTROLE CADASTRAL

 

Devido a dificuldades de acesso às caixas de arquivo nos andares superiores, os funcionários desta Seção estão cadastrando processos administrativos de 1º grau.

4.3 - SEÇÃO DE ALOCAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

 

Foram desarquivados 52.333 processos judiciais das comarcas e devolvidos 48.211, conforme quadro abaixo:

 

TOTAL GERAL MENSAL DE SOLICITAÇÕES DE PROCESSOS

MÊS

REQUISITADOS

EM ANDAMENTO

DESARQUIVADOS

DEVOLVIDOS

JANEIRO

3.911

315

3.596

2.070

FEVEREIRO

5.864

814

5.050

3.941

MARÇO

6.402

1.652

4.750

4.723

ABRIL

4.765

381

4.384

3.604

MAIO

4.805

325

4.480

4.811

JUNHO

4.418

56

4.362

4.721

JULHO

5.583

305

5.278

4.771

AGOSTO

5.652

168

5.484

6.386

SETEMBRO

6.853

663

6.190

4.959

OUTUBRO

5.698

320

5.378

4.032

NOVEMBRO

4.903

1.522

3.381

4.193

TOTAL

58.854

6.521

52.333

48.211

 

Foram realizadas 16.205 pesquisas na documentação textual do Tribunal de Justiça, conforme quadro abaixo:

 

MÊS

PROCESSOS JUDICIAIS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PRECATÓRIOS

JANEIRO

764

79

6

FEVEREIRO

1.604

104

3

MARÇO

1.634

145

8

ABRIL

1.559

255

12

MAIO

1.216

304

16

JUNHO

354

233

9

JULHO

692

245

15

AGOSTO

1.210

242

5

SETEMBRO

703

264

11

OUTUBRO

1.865

341

7

NOVEMBRO

2.622

355

8

TOTAL

13.538

2.567

100

 

 

Foram transportados pela EBCT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos 7.885 malotes (saída) e 6.550 (chegada) de processos judiciais, conforme quadro abaixo. Este contrato tem a finalidade de atender os desarquivamentos de processos judiciais solicitados pelas comarcas, bem como sua devolução à Divisão de Arquivo.

 

MALOTES

SAÍDA

CHEGADA

JANEIRO

668

466

FEVEREIRO

706

672

MARÇO

769

707

ABRIL

702

710

MAIO

643

193

JUNHO

814

769

JULHO

233

647

AGOSTO

943

847

SETEMBRO

802

511

OUTUBRO

722

487

NOVEMBRO

883

541

TOTAL

7.885

6.550

 

4.4 - SEÇÃO DE PESQUISA E DIGITALIZAÇÃO

 

Digitalização de 80.000 processos administrativos.

 

PESQUISA EM MICROFILME

MÊS

PESQUISA INTERNA TJSC

PESQUISA EXTERNA

JANEIRO

12

0

FEVEREIRO

47

0

MARÇO

42

0

ABRIL

38

2

MAIO

51

2

JUNHO

46

4

JULHO

38

1

AGOSTO

86

1

SETEMBRO

75

9

OUTUBRO

47

4

NOVEMBRO

42

1

TOTAL GERAL

524

24

 

 

PROCESSOS ELETRÔNICOS

MÊS

DESTINO

RECEBIDOS

ENVIADOS ELETRONICAMENTE

JANEIRO

STJ

1.448

1.175

 

STF

21

14

 

TURMA DE RECURSOS DESTINO

90

90

FEVEREIRO

STJ

1.405

1.522

 

STF

9

7

 

TURMA DE RECURSOS DA CAPITAL

115

115

 

STJ

1.101

1.750

MARÇO

STF

4

3

 

TURMA DE RECURSOS DA CAPITAL

81

81

ABRIL

STJ

1.554

2.041

 

STF

15

15

MAIO

STJ

1.404

1.579

 

STF

9

7

 

VARA DE EXECUÇÕES PENAIS DE CRICIÚMA

677

677

JUNHO

STJ

1.208

1.202

 

STF

8

10

 

VARA DE EXECUÇÕES PENAIS DE CRICIÚMA

1.440

1.440

JULHO

STJ

1.628

1.214

 

STF

13

9

 

VARA DE EXECUÇÕES PENAIS DE CRICIÚMA

136

136

 

VARA DE EXECUÇÕES FISCAIS DE INDAIAL

298

298

AGOSTO

STF

4

4

 

STJ

1.338

1.211

 

VARA DE EXECUÇÕES PENAIS DE CRICIÚMA

396

396

SETEMBRO

STF

27

20

 

STJ

1.620

1.149

 

VARA DE EXECUÇÕES PENAIS DE CRICIÚMA

462

462

OUTUBRO

STJ

1.501

1.329

 

STF

20

12

NOVEMBRO

STJ

1.824

1.101

 

STF

19

19

TOTAL GERAL

 

19.875

19.088

 

4.5 Seção de Museu

4.5.1 Atividades de difusão da memória (Projeto 332)

De janeiro a dezembro de 2011 foram executados 5 eventos organizados pela Seção de Museu e registrados um total de 2.121 visitantes às exposições durante o período. No mesmo período foram registrados 1.213 atendimentos presenciais, virtuais e por telefone aos usuários.

4.5.1.1 Exposições do acervo museológico em 2011

PERÍODO

ATIVIDADE

Nº VISITANTES

7-1 a 19 dez

Exposição permanente do acervo do Tribunal

1.350

23 a 25 maio

Semana de Museus – Visita do Instituto Engevix

 56

6 a 10 jun

Semana do Meio Ambiente – Exposição no hall da Torre I

 150

3 a 31 out

Exposição comemorativa aos 120 anos do TJSC

 565

TOTAL

Visitantes às exposições promovidas pelo Museu

2.121

 

4.5.1.2 Atividades para divulgação do acervo histórico em 2011

PERÍODO

ATIVIDADE

QUANTIDADE

jan a dez

Entrevistas concedidas ao programa Justiça Legal

 6

5 out

Lançamento da 2ª edição do livro Comarcas de Santa Catarina

 1

jan a dez

Painéis adesivos (42), banners (4), cartazes e folders (50)

96

TOTAL

 

103

 

4.5.1.3 Atendimento a pesquisadores externos e pesquisa interna

PERÍODO

ATIVIDADE

QUANTIDADE

Jan a dez

Pesquisa histórica para 2ª edição do livro Comarcas de SC

46

Jan a dez

Pesquisa de currículo e obra de magistrados

 115

Jan a dez

Atendimentos presenciais e virtuais à pesquisa histórica

257

Jan a dez

Atendimentos a estudantes e visitantes da exposição

795

TOTAL

 

1.213

 

 

4.5.2 Atividades de controle e preservação do acervo histórico

 

Foram acondicionados e higienizados no Arquivo Central do TJ 4.500 documentos históricos, em trabalho de salvamento de acervo.

 

[Desses, 1.200 documentos já estão cadastrados provisoriamente em sistema Excel. Ao mesmo tempo foram acondicionados, higienizados e catalogados 600 processos históricos da Capital no Museu no TJSC, e com isso chegou-se ao total de 6.300 processos judiciais trabalhados durante o período. Foram recolhidas em salvamento de acervo 46 caixas de processos antigos da comarca de São Francisco do Sul, e armazenadas em arquivo 6.000 imagens históricas, das quais 1.527 já estão identificadas e numeradas em meio digital.

 

4.5.2.1 Controle e preservação do acervo

 

LOCAL

ATIVIDADE

QUANTIDADE

Museu/TJSC

Armazenados, higienizados e inventariados em caixas de documentos

 600 processos

Arquivo/BR-101

Armazenados, higienizados e acondicionados em caixas de documentos

 4.500 processos

Arquivo/BR-101

Cadastrados provisoriamente em sistema Excel

 1.200 processos

TOTAL

 

6.300 processos

4.5.2.2 Viagens às comarcas p/avaliação de documentos e coleta de acervo

Comarca

ATIVIDADE

QUANTIDADE

S. Francisco Sul

Recolhidos ao Museu documentos históricos dos séculos 19 e 20

 46 caixas

TOTAL

 

46 caixas

4.5.2.3 Atividades de aperfeiçoamento de pessoal

PERÍODO

ATIVIDADE

PARTICIPAÇÃO

jan a dez

Participação em quatro Encontros da Rede de Educadores em Museus – REM/SC

 3 servidores

jul a dez

Participação no Encontro do Núcleo de Estudos Museológicos do Sistema Estadual de Museus/SC

1 servidor

Novembro

Participação na Oficina de Conservação Preventiva de Acervos – Museu Victor Meirelles

3 servidores

Novembro

Participação na Oficina de Gestão de Acervo Museológico – Museu Victor Meirelles

1 servidor

Novembro

Participação no Curso Jornada de Estudos Patrimoniais

1 servidor

TOTAL

 

 9 participações

 

4.5.2.4 Atividades de planejamento e gerenciamento do acervo

PERÍODO

ATIVIDADE

QUANTIDADE

jan a nov

Levantamento de acervo iconográfico (imagens fotográficas)

6.000

jan a nov

Acondicionamento e identificação de fotografias (85 pastas)

1.527

jan a nov

Cadastramento de livros adquiridos p/acervo da Biblioteca do Museu do Judiciário

103

jan a nov

Gravação de CDs e DVDs a partir da digitalização de documentos

 78

jan a nov

Catalogação de assuntos dos DVDs do programa Justiça Legal (2006 a 2011)

126

jan a nov

Arquivamento de documentos em formato digital

300

jan a nov

Elaboração de projeto de conservação do acervo

 1

jan a nov

Catalogação de peças do patrimônio (móveis e equipamentos)

 70

jan a nov

Catalogação documentos. audiovisuais (fitas VHS e K-7 de 2004 a 2008)

 168

jan a nov

TOTAL

8.373

 

4.5.2.5 Aquisição de bens permanentes para o patrimônio

PERÍODO

DESCRIÇÃO DO BEM

QUANTIDADE

Jan a dez

Aquisição de molduras para o aniversário de 120 anos do TJSC

110

Jan a dez

Aquisição de vitrines expositoras

 16

Jul a nov

Reprodução de imagens do acervo do TJSC

110

Novembro

Aquisição de porta-traje transferido de comarca de São Bento do Sul

 1

jul a nov

Ampliação de fotografias históricas

18

novembro

Aquisição de livros e revistas

103

TOTAL

 

358

 

 

5 DIVISÃO DE PESQUISA E INFORMAÇÃO

 

 

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DAS BIBLIOTECAS SETORIAIS 2011

Bibliotecas Setoriais

Obras encaminhadas

Empréstimos de Obras

Obras que estão sendo preparadas

Média diária de usuários

Multa (R$)

Total de Acervo

Academia Judicial

23

17

0

Uso interno

0,00

482

Araranguá

144

686

34

40

1,69

1.130

Balneário Camboriú

255

1.784

44

34

50,70

2.208

Blumenau

142

1.700

41

50

45,63

3.127

Chapecó

196

3.225

46

90

239,98

2.324

Concórdia

201

1.349

33

38

49,01

984

Itajaí

122

453

37

6

0,00

1.884

Joinville

174

0

55

0

0,00

2.564

Lages

138

298

78

11

0,00

2.146

Laguna

189

125

33

15

30,42

1.116

Orleans

93

282

31

6

0,00

665

Palhoça

405

0

70

Aguardando funcionário

0,00

405

São José

33

60

30

5

0,00

2.046

Tubarão

206

1.843

44

15

20,28

2.560

TOTAL

2.321

11.822

576

310

437,71

23.641

 

 

Descrição: Gráfico DIRETORIA DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÕES

 

 

 

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DA DIVISÃO DE PESQUISA E INFORMAÇÃO – 2011

 

MÊS

Livros

Biblioteca do TJ

Periódicos Biblioteca TJ

Indexação artigos e periódicos

Livros de magistrados e demais setores

Fotocópias

Empréstimo de obras

Frequência de usuários

Multa

(R$)

Livros Setoriais

  Jan

84

69

 

1.328

1.082

1.635

2.397

1.029,21

187

  Fev

12

18

862

1.076

3.437

2.049

3.100

1.233,70

629

  Mar

7

28

450

132

3.727

3.088

3.733

894,01

129

  Abr

80

63

519

108

4.252

3.572

3.450

2.281,50

-

  Mai

26

70

659

453

5.248

4.309

3.386

1.801,54

87

  Jun

208

52

719

4.302

2.787

4.153

3.524

1.767,74

-

  Jul

49

24

252

5.728

2.467

3.086

3.494

1.287,78

-

  Ago

87

78

604

2.014

5.890

3.667

4.249

1.710,28

105

  Set

201

36

355

4.348

9.840

3.940

5.856

1.848,86

444

  Out

158

55

372

2.962

14.712

3.647

5.600

1.669,72

355

  Nov

86

59

466

2.698

16.639

3.052

3.447

1.485,51

370

  TOTAL

988

552

5.258

25.149

70.081

36.198

42.236

17.009,85

2.306